Com esta receita formidável, você aprenderá a fazer um delicioso pastel assado, com recheio de frango! Com uma massa amanteigada que leva guaraná e derrete na boca, e um farto, suculento e cremoso recheio de frango, essa gostosura deixará todo mundo com água na boca! Confira a receita do Canal Leodenice Camargo e faça o divino pastel assado, que vai encantar a todos!
Como fazer pastel assado
Para o pastel assado,começaremos pelo recheio de frango, colocando em uma panela em fogo alto: a água, a cenoura, a cebola, o alho-poró e o alho. Quando borbulhar, vamos abaixar o fogo e deixar ferver por 10 minutos. Após esse tempo, juntaremos os filés de frango higienizados e cozinharemos por 15 minutos. Vamos transferir o frango para um recipiente e reservar 300ml do caldo. Pulsaremos o frango no processador ligeiramente para desfiá-lo. Numa panela com óleo, faremos o refogado do frango e também finalizaremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e saboreie seu sensacional pastel assado! Bom apetite!
Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!
Ingredientes da receita de pastel assado
Para o caldo de frango
- 2 dentes de alho descascados e cortados ao meio
- 1 kg de filés de frango sem osso
- 2 litros de água
- ¼ de alho-poró
- 1 cenoura grande descascada e cortada em 4 partes
- 1 cebola grande descascada e cortada em 4 partes
Para o recheio de frango
- 1 colher (sopa) de páprica doce
- ½ xícara (chá) de molho pronto de tomate
- 300ml de caldo de frango (reservado do cozimento)
- 1kg de frango (cozido e desfiado segundo as instruções)
- 1 colher (sopa) de glutamato monossódico
- 5 colheres (sopa) de óleo
- sal (a gosto)
- 1 cebola ralada
- pimenta-do-reino (a gosto)
- 1 cubo de caldo de frango
- 3 dentes de alho amassados
- requeijão cremoso de bisnaga a gosto (opcional)
Para a massa
- 250g de margarina sem sal (½ pote)
- sal (a gosto)
- ½ xícara (chá) de guaraná (100ml)
- 3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (500g )
- gemas (para pincelar)
Modo de preparo
- Para o recheio de frango, adicione numa panela: a água, a cenoura, a cebola, o alho-poró e o alho, levando ao fogo alto. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e ferva por 10 minutos.
- Passado esse tempo, adicione os filés de frango após lavá-los em água corrente e deixe cozinhar durante 15 minutos. Em seguida, passe o frango para um recipiente e reserve 300ml do caldo, podendo armazenar a outra parte na geladeira após esfriar para outras preparações.
- Para desfiar o frango, leve-o ao processador e pulse algumas vezes. Reserve.
- Aqueça uma panela com óleo no fogo e junte o alho e a cebola, mexendo e refogando levemente.
- Acrescente páprica, molho de tomate, refogue um pouco e junte 150ml do caldo do cozimento do frango, o cubo de caldo de frango, o sal e o glutamato monossódico, mexendo e refogando.
- Entre com o frango e misture, acrescentando mais 150ml de caldo, ou menos, apenas para deixá-lo suculento e não aguado. Coloque a pimenta-do-reino a gosto, prove e acerte o sal, se necessário.
- Transfira este recheio para uma vasilha, espere esfriar um pouco, cubra com plástico-filme e leve para gelar.
- Para o preparo da massa, numa tigela, coloque a farinha de trigo, junte o sal e mexa bem com as mãos, para homogenizar. Acrescente a margarina sem sal e vá esfarelando com as pontas dos dedos.
- Aos poucos, vá adicionando o guaraná e mexendo com as mãos, unindo a massa. Passe para uma bancada e continue este processo de unir a massa, sem sovar.
- Embrulhe a massa em filme-plástico e leve para gelar também.
- Após o recheio e a massa estarem gelados, retire e passe para a bancada.
- Coloque a massa no meio de dois plásticos e, com um rolo de massas, vá abrindo-a, deixando-a em espessura média.
- Retire o plástico de cima e, em seguida, adicione dois montinhos de recheio sobre a massa. Acrescente um pouco de requeijão cremoso por cima de cada montinho, mantendo um espaçamento adequado entre eles.
- Dobre outro pedaço de massa por cima e, com as mãos, pressione cuidadosamente ao redor do recheio, dando formato de meia-lua.
- Em seguida, utilize um pote de porcelana, cortador, xícara ou qualquer objeto desejado para pressionar e cortar, separando os pastéis já recheados. Certifique-se de acertar com as mãos qualquer rebarba que tenha ficado.
- Vá fazendo isso com a massa toda, até montar todos os pastéis.
- Disponha em uma ou mais formas sem a necessidade de untar e depois leve ao congelador por uns 10 minutos.
- Retire, pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 200°C, para assar por cerca de 25 minutos ou até ficarem bem douradinhos.
- Deixe amornar para tirar da assadeira sem quebrar, por se tratar de massa amanteigada, depois sirva e deguste seu maravilhoso pastel assado!
Rendimento: 10 pastéis assados de tamanho grande.
Obs.: A quantidade de recheio feito nesta receita, é suficiente para rechear 20 pastéis, ou seja, duas receitas de massa.
Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dia.
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Aperitivos irresistíveis: como fazer deliciosos petiscos com farinha e água quente
- Parei de comer pão no café da manhã! Faço esta receita deliciosa com poucos ingredientes!
- Pão de alho de Queijo: sempre que eu faço aqui em casa, é sucesso garantido, todos pedem a receita!
- Biscoitos de laranja que derretem na boca!Todos irão pedi a receita
- Lanche de Tapioca delicioso: Eu sempre faço aqui em casa, meus amigos e familiares adoram!
- Sem farinha! Minha sogra ensinou e agora todo mundo quer a receita
- A melhor receita para uma refeição saudável! Sem trigo, sem fritura! Você vai querer fazer sempre!
- Como preparar um prato de batata com cebola que vai te surpreender
- Panquecas de vegetais com queijo feta. Uma maravilha que você precisa conhecer
- Pastelão Assado cremoso, esse lanche vai deixar todo mundo viciado