Pular para o conteúdo
Publicidade

Pão de queijo mineiro a receita original para você aprender e não errar mais

Publicidade

Com esta receita fantástica, você aprenderá a fazer o verdadeiro pão de queijo mineiro, com todas as dicas e orientações para um resultado incrível! Ideal para servir no café da manhã ou lanche, essa iguaria traz uma textura macia e delicioso sabor, que vai deixar um gostinho de quero mais! Confira a receita do Canal Receitas do Will e faça o irresistível pão de queijo mineiro, que todos vão amar!

Publicidade

Como fazer pão de queijo mineiro

Para a receita de pão de queijo mineiro, levaremos uma panela ao fogo com a água, o óleo e o leite, deixando ferver. Nesse meio tempo, colocaremos numa vasilha espaçosa: o polvilho azedo, o polvilho doce e o sal, mexendo bem com uma espátula. Um passo importante no preparo desta receita é escaldar o polvilho com a mistura fervente de líquidos, mexendo a princípio com uma colher de pau e depois com as mãos, até formar uma massa homogênea. Iremos juntar os ovos, um por vez, misturando com as mãos para incorporar na massa. Concluiremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e deguste seu saboroso pão de queijo mineiro!

Publicidade

Quer aprender a preparar uma receita deliciosa? Vem comigo que eu te mostro o passo a passo e todos os ingredientes necessários. Tenho certeza de que você vai adorar e incluir essa delícia no seu cardápio. Siga as instruções abaixo e sucesso garantido! Ah, e não esqueça de compartilhar suas adaptações nos comentários.

Publicidade

Ingredientes da receita de pão de queijo mineiro

  • 1 colher (sopa) de sal 
  • ½ xícara (chá) de óleo (80ml)
  • 4 ovos inteiros
  • 3 xícaras (chá) de polvilho azedo (475g)
  • 1 e ½ xícara (chá) de polvilho doce (150g)
  • 1 e ½ xícara (chá) de água (300ml)
  • ¼ de xícara (chá) de leite integral (60ml)
  • 300g de queijo minas artesanal (Canastra) ou padrão, ou meia cura, ou parmesão
Publicidade

Modo de preparo

  1. Em uma panela, adicione: a água, o óleo e o leite e leve para ferver.
  2. Enquanto isso, numa bacia, ponha o polvilho azedo, o polvilho doce e o sal. Misture bem com uma espátula.
  3. Para escaldar, despeje aos poucos a mistura de líquidos fervente sobre o polvilho, misturando primeiramente com uma colher de pau e depois literalmente, com as “mãos na massa”, até obter uma massinha uniforme.
  4. Vá acrescentando os ovos, um por vez, e misture manualmente após cada acréscimo, até incorporá-los na massa.
  5. Inclua o queijo que desejar (preferencialmente, Canastra ou meia cura) e mais uma vez misture com as mãos para integrar. Nesse ponto, a massinha não vai mais grudar nas mãos.
  6. Unte uma assadeira retangular com óleo e polvilhe farinha de trigo, reservando.
  7. Passe um pouco de óleo nas mãos, retire uma porção da massa e boleie nas mãos, transferindo em seguida para a assadeira preparada. Repita esse processo até modelar todos os pães de queijo, mantendo um espaço entre eles.
  8. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C, por cerca de 40 minutos.
  9. Retire, deixe amornar, sirva e aproveite seu sensacional pão de queijo!

Dica adicional: esse pão de queijo mineiro pode ser congelado por até 3 meses. Para isso, após formar as bolinhas, disponha-as num saco culinário e leve ao freezer, retirando apenas no momento de assar.

Publicidade

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Publicidade

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Publicidade

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade