Pular para o conteúdo
Publicidade

Pão de água e sal ZERO LACTOSE que fica muito gostoso para o café da manhã ou da tarde

Publicidade

Não deixe de preparar para a família, esse diferenciado e saboroso pão de água e sal, que fica fofo e macio por dentro e crocante por fora! Com um preparo descomplicado, ele é econômico e vegano, já que não leva açúcar, nem ovos e nem leite na massa, sendo ideal para seu café ou lanche! Confira a receita do Canal Delícias da Cíntia, faça o maravilhoso pão de água e sal e arrase!

Publicidade

Como fazer pão de água e sal

Para o pão de água e sal, colocaremos a farinha numa vasilha espaçosa e adicionaremos o fermento em um dos lados e o sal do outro lado (tomaremos cuidado para não pôr o sal por cima do fermento), e mexeremos bem com a ajuda de um fouet. Juntaremos o azeite, e iremos incluir a água gelada gradualmente, amassando manualmente no meio da bacia, puxando a farinha das beiradas, para integrar na massa. Assim ela pesar, juntaremos água e amassaremos, até atingir o ponto, que é quando ela ainda “cola” um pouco na bacia, mas se desprende facilmente. Concluiremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e desfrute do seu gostoso pão de água e sal!

Publicidade

Quer aprender a preparar uma receita deliciosa? Vem comigo que eu te mostro o passo a passo e todos os ingredientes necessários. Tenho certeza de que você vai adorar e incluir essa delícia no seu cardápio. Siga as instruções abaixo e sucesso garantido! Ah, e não esqueça de compartilhar suas adaptações nos comentários.

Publicidade

Ingredientes da receita de pão de água e sal

  • ½ colher (sopa) de sal (5g)
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (500g)
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva (10ml)
  • ½ colher (sopa) de fermento biológico seco (5g)
  • água e azeite de oliva o quanto baste (para manipulação e modelagem)
  • 1 e ½ xícaras (chá) de água gelada (360ml)

Obs.: A medida da xícara é de 240ml e o copo usado mede 200ml (americano).

Publicidade

Modo de preparo

  1. Numa bacia, ponha a farinha de trigo, o fermento biológico seco de um lado e do outro lado da bacia o sal (cuide para não colocar o sal sobre o fermento), e misture muito bem com um fouet.
  2. Acrescente o azeite de oliva, e vá adicionando a água gelada aos poucos, amassando a massa com as mãos no centro da bacia, puxando a farinha das laterais, para agregar na massa.
  3. Conforme a massa for pesando, acrescente água e continue amassando, até dar o ponto na massa, que ainda vai grudar um pouco na bacia, mas soltar com facilidade.
  4. Junte a massa no centro da bacia, puxando das laterais. Passe azeite nas mãos e em seguida, vá passando na massa, soltando-a das laterais.
  5. Ajeite a massa no fundo da bacia, cubra com um guardanapo limpo e deixe descansar por uns 20 minutos.
  6. Após esse tempo, umedeça as mãos numa tigela com água, solte a massa da tigela, pegue a massa pelo meio e dobre. Umedeça novamente as mãos e dobre mais uma vez a massa ao meio, no outro sentido. Faça mais duas dobras, molhando as mãos sempre que necessário.
  7. Cubra de novo a bacia com o guardanapo e mantenha a massa em repouso por mais 20 minutos.
  8. Decorrido esse tempo, solte a massa da tigela, umedeça as mãos mais uma vez com água e faça as 4 dobras, sempre mudando o sentido e chacoalhando levemente a massa, para conseguir fazer a dobra.
  9. Cubra com o guardanapo e deixe descansar por mais 20 minutos.
  10. Passado esse tempo, solte a massa da tigela e faça 4 dobras, com as mãos molhadas na água, para conseguir dobrar. Cubra com o guardanapo e mantenha em repouso por mais 20 minutos.
  11. Quando passar esse tempo, observe se a massa está bem crescida e formando bolhas. Se não estiver, faça mais uma vez as 4 dobras e cubra para crescer por mais 20 minutos.
  12. No entanto, se já tiver crescido e com bolhas, passe azeite nas mãos, e espalhe também na bancada, colocando a massa.
  13. Ajeite com as mãos, passe azeite numa espátula e porcione a massa em 8 partes, pegando cada um dos pedaços com as mãos untadas, ajeitando, abrindo na própria palma da mão e puxando as pontas para o centro, até formar uma bolinha.
  14. Disponha os pães numa forma retangular grande (30cm x 40cm), já untada com azeite e enfarinhada, com a emenda virada para baixo, mantendo um espaço entre os pães.
  15. Cubra com o guardanapo e deixe descansar por 20 minutos.
  16. Passado o tempo de descanso, com uma lâmina bem afiada e faça alguns cortes na superfície dos pães, para sair o ar e eles não racharem na hora de assar.
  17. Na sequência, pegue uma forma, coloque um pano limpo e dobrado dentro e despeje água fervendo, até cobrir o pano.
  18. Com o forno pré-aquecido a 250°C, coloque a forma com a água e o pano, na parte inferior do forno, para produzir vapor.
  19. Acomode a assadeira dos pães na grade do meio e deixe assar por 20 minutos.
  20. Após esse tempo, retire a forma com o pano, diminua a temperatura para 200°C e deixe assar por mais 15 minutos, ligando o dourador nos 5 minutos finais.
  21. Retire, sirva e saboreie seu fantástico pão de água e sal!
Publicidade

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Publicidade

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Publicidade

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade