Já é quase rotineiro descascar as cebolas e automaticamente jogar as cascas no lixo. Não faça mais isso! Confira abaixo vários motivos para que você não jogue fora as cascas de cebola!
Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!
1 – No arroz ou na sopa
A casca da cebola é rica em quercetina, que é uma substância que além de ser importantíssima para o bom funcionamento do nosso organismo tem propriedades antivirais e anti-inflamatórias. Portanto, colocar as cascas da cebola na água do cozimento do arroz ou da sopa, vai ser muito benéfico à sua saúde. Assim que o arroz ou a sopa ficar pronto, retire as cascas de cebola.
2 – Pesticida natural
Todo mundo que tem plantas, ou hortas em casa, tem pavor de pulgões e outras pragas que atingem as plantinhas ou as ervas. Por esse motivo não jogue fora as casca de cebola, pois com elas você vai poder fazer um pesticida natural e acabar com esses bichinhos insuportáveis.
Modo de preparo
- Numa panela com água coloque as cascas da cebola (se tiver cascas de alho pode colocar).
- Leve ao fogo médio e deixe até ferver. Aguarde esfriar, passe pela peneira e coloque o líquido obtido num recipiente com borrifador.
- Agora é só aplicar o seu pesticida caseiro nas ervas ou nas plantinhas e as pragas irão desaparecer.
3 – Remédio para cãibras
As cãibras são extremamente dolorosas e incomodam qualquer pessoa. Mas agora você encontrou uma maneira de prevenir as terríveis caibras, por isso não jogue fora as cascas de cebola.
Modo de preparo
- Numa panela com água, em fogo baixo, coloque uma porção de cascas de cebola e deixe em infusão por aproximadamente 20 minutos.
- Passe pela peneira, deixe esfriar.
- Tome 1 copo dessa mistura todos os dias antes de dormir.
4 – Chá para gripes e resfriados
Você sabia que um chá preparado com as cascas da cebola serve para aliviar a tosse e outros sintomas de gripes e resfriados? E além disso ainda elimina o catarro e alivia a dor de garganta. Mais um motivo para que você não jogue fora as cascas de cebola. O chá de cascas de cebola também previne o aumento do colesterol e ajuda a evitar a retenção de líquidos, principalmente no período menstrual de todas as mulheres.
Modo de preparo
- Coloque 1 xícara(chá) de água numa panela e as cascas de cebola. Leve ao fogo baixo até ferver.
- Desligue o fogo, tampe a panela e deixe por alguns minutos.
- Beba em seguida, quente ou frio, como preferir. Caso queira você poderá adoçar o chá.
5 – Clareador natural de cabelo
Inacreditável não é mesmo? Mais uma razão para que você não jogue fora as cascas de cebola. Porque o chá de cascas de cebola serve também para clarear o seu cabelo, sem precisar usar química ou tinturas. Os fios dos seus cabelos irão ficar mais claros naturalmente com esse chá!
Modo de preparo
- Coloque 1 xícara(chá) de água numa panela e as cascas de cebola. Leve ao fogo baixo até ferver.
- Desligue o fogo, tampe a panela e deixe por alguns minutos.
- Depois de morno aplique no cabelo e deixe agir por 30 minutos.
- Lave normalmente com seu shampoo e condicionador.
- Mas só faça isso 1 vez por semana!
Você viu quantos motivos para que você não jogue fora as cascas de cebola? Confira tudo e com certeza alguma delas vai servir pra você! Ou até mesmo todas elas!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Enraizador com casca de banana, rápido e prático
- O SEGREDO para ter Pimentão, Tomate e Pepino sempre fresquinho em casa
- Chá que ajuda relaxar e dormir melhor você acordando disposto com a energia revigorada
- Carne dura que não fica mole? Segredos para a carne assada ficar bem macia
- Enraize qualquer galho com este hormônio enraizador! Apenas 2 ingredientes e 100% natural
- Eu juro que não sabia! Perdi muito tempo lavando o chão antes de saber disso!
- Não sabia que funcionava assim: aplique Bombril nos cantos e livre-se de ratos, baratas e formigas
- Transforme qualquer galho em muda usando só 1 ingrediente
- Adubo Caseiro para Jabuticabeira dar Frutos o ano inteiro
- Dicas de jardineiro para cultivar e manter a planta berço-de-moisés em boas condições