Pular para o conteúdo
Publicidade

Faça bacalhau à Braga no seu almoço de páscoa tão bom que você vai querer fazer o ano todo

Publicidade

Se você é fã de bacalhau, não deixe de fazer esse maravilhoso bacalhau à Braga, uma receita prática e ligeira! Esse prato traz um rico sabor, composto de bacalhau empanado, frito em azeite e batatas também fritas em azeite, acompanhado de um refogado de pimentão, cebola, alho e tomate. Confira a receita do Canal Paulo Oliveira e faça o incrível bacalhau à Braga que será um sucesso!

Publicidade

Como fazer bacalhau à Braga

Para o bacalhau à Braga, com um preparo fácil, precisaremos de: batatas, cebolas, pimentão vermelho, alho, tomates, bacalhau dessalgado, farinha de trigo temperada com sal e pimenta-do-reino, azeite de oliva, folhas de louro, sal, pimenta-do-reino e salsa picada. Após descascarmos as batatas, cortaremos em rodelas médias, lavaremos e secamos, reservando, para depois fritarmos no azeite. Prepararemos também as cebolas, o pimentão, o alho e os tomates, que farão parte de um refogado, seguindo o passo a passo, que também seguiremos para finalizar a receita. Sirva e deguste seu divino bacalhau à Braga!

Publicidade

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Publicidade

Ingredientes da receita de bacalhau à Braga

  • 3 batatas médias em rodelas
  • 2 cebolas médias 
  • 1 pimentão vermelho grande em tiras
  • 6 dentes de alho em lâminas
  • 2 tomates em rodelas
  • 1 posta grande de bacalhau dessalgado
  • farinha de trigo o quanto baste, temperada com sal e pimenta-do-reino a gosto
  • azeite de oliva (o quanto baste)
  • 2 folhas de louro
  • sal (a gosto)
  • pimenta-do-reino (a gosto)
  • salsa picada (a gosto)
Publicidade

Modo de preparo

  1. Higienize, descasque e corte as batatas em rodelas de espessura média.
  2. Adicione-as numa tigela, ponha água limpa, lave e escorra. Repita esse processo mais duas vezes.
  3. Seque muito bem essas batatas com um guardanapo limpo e seco e reserve.
  4. Descasque e corte as cebolas ao meio, em seguida, corte-as em meias-luas, deixando reservadas.
  5. Após higienizar o pimentão, tire as sementes e corte-o em tiras, reservando também.
  6. Descasque e corte os dentes de alho em lâminas, em seguida lave e corte os tomates em rodelas, reservando-os.
  7. Ponha a farinha de trigo numa vasilha e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  8. Empane a posta de bacalhau nessa farinha temperada e reserve.
  9. Leve uma frigideira ao fogo com uma quantidade generosa de azeite, aqueça e junte o bacalhau empanado, deixando dourar de um lado e depois do outro. Retire e reserve.
  10. Nessa mesma frigideira, adicione as cebolas, o pimentão e as folhas de louro, temperando com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe refogar e, assim que dourar levemente, entre com os tomates e o alho, refogando mais um pouco.
  11. Transfira esse refogado para uma travessa refratária de vidro, fazendo uma “caminha” para o bacalhau, que você deve acomodar aí.
  12.  Leve ao forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 8-10 minutos.
  13. Nesse meio tempo, ponha uma boa quantidade de azeite numa panela, aqueça e acrescente as batatas que você reservou, deixando fritar até ficarem tostadas, crispy, mas não muito secas. Estando douradas, tire e transfira para uma tigela com papel-toalha. Depois salpique sal a gosto, misturando-as com delicadeza.
  14. Para empratar, coloque a posta de bacalhau no prato, disponha o refogado de pimentão ao lado e também as batatas fritas no azeite.
  15. Finalize com salsa picada, sirva e deguste seu saboroso bacalhau à Braga!
Publicidade

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Publicidade

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Publicidade

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade