Como é maravilhoso poder preparar aquele molho de tomate para a macarronada com o manjericão fresquinho! Ou provar uma pizza com orégano que acabou de ser colhido. Ou ainda um ensopado com cebolinha e salsa verdinhos. Um peixe com coentro ou um quibe com hortelã! Tudo isso é bom demais! Mas às vezes assusta quando vamos ao mercado e vemos maços desses temperinhos tão caros e tantas vezes com folhas mirradas. A solução pra isso? Plantar seu tempero em casa! Você vai pagar barato nas mudas ou na semente e vai ter o tempero por um tempão se bem cuidado! Confira!
Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.
Como ter sempre temperos fresquinhos em casa?
A melhor forma de termos temperos sempre fresquinhos na sua casa ou apartamento – e sem ter que pagar caro por isso, é plantar o seu próprio tempero. E você não precisa de um quintal enorme para isso! Salsa, cebolinha, coentro, orégano, manjericão e hortelã pimenta são temperos que são muito tolerantes, precisando de apenas 3 a 4 horas de sol diárias. Para plantar, usaremos jardineiras, cascalho, palha de forragem, areia e substrato. É só preparar as jardineiras com a sequência de camadas correta, plantar as mudas ou as sementes e cuidar bem! Aí vamos ter temperinho fresco sempre que precisarmos!
Você vai precisar de
- 2 jardineira
- cascalho
- palha de forragem
- areia
- substrato (ou terra preta adubada)
- sementes ou muda de salsa
- sementes ou muda de cebolinha
- sementes ou muda de manjericão
- sementes ou muda de orégano
- sementes ou muda de coentro
- sementes ou muda de e hortelã
Modo de preparo
- Nas duas jardineiras, faça uma camada com cascalho cobrindo todo o fundo do vaso.
- Em seguida, faça uma camada com forragem e cubra com uma camada fina de areia. Elas ajudarão a drenar o excesso de água ao mesmo tempo em que retém certa umidade necessária.
- Cubra tudo com o substrato para seguir com o plantio.
- Plante as mudas de orégano, manjericão, cebolinha, salsa e coentro em uma jardineira e a muda de hortelã em outra jardineira. Isso porque a hortelã espalha muitas raízes e não convive bem com outras plantas.
- Deixe as jardineiras na varanda ou próximo às janelas, para receber a quantidade de sol necessária.
- Regue sempre que notar que a terra está começando a ficar seca, de preferência pela manhã ou no fim da tarde.
- Pronto! Agora é só cuidar bem e esperar seus temperos ficarem prontinhos para colher!
Guarde bem essa dica para ter sempre temperos fresquinhos para usar na sua cozinha!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Enraizador com casca de banana, rápido e prático
- O SEGREDO para ter Pimentão, Tomate e Pepino sempre fresquinho em casa
- Chá que ajuda relaxar e dormir melhor você acordando disposto com a energia revigorada
- Carne dura que não fica mole? Segredos para a carne assada ficar bem macia
- Enraize qualquer galho com este hormônio enraizador! Apenas 2 ingredientes e 100% natural
- Eu juro que não sabia! Perdi muito tempo lavando o chão antes de saber disso!
- Não sabia que funcionava assim: aplique Bombril nos cantos e livre-se de ratos, baratas e formigas
- Transforme qualquer galho em muda usando só 1 ingrediente
- Adubo Caseiro para Jabuticabeira dar Frutos o ano inteiro
- Dicas de jardineiro para cultivar e manter a planta berço-de-moisés em boas condições