Pular para o conteúdo
Publicidade

Como cultivar um limoeiro em casa em 7 etapas fáceis

Publicidade

Você já pensou que poderia ter em sua casa, em vez de plantas clássicas como gerânio, ficus e filodendro, uma bela e exuberante planta de limão , da qual você pode colher frutas saborosas?

Publicidade

Não é uma missão impossível, cultivar um limoeiro em um recipiente é mais do que factível , mesmo para pessoas que pensam que não têm um polegar verde. Além disso, a planta não apenas oferecerá seus frutos, mas na primavera decorará sua casa com lindas e perfumadas flores brancas.

Publicidade

Como cultivar um limoeiro em casa em 7 etapas fáceis

Você não precisa saber muitas coisas, como acontece com outras plantas, existem algumas noções básicas, por exemplo: um limoeiro deve ser podado? deve ser deixado de fora o ano todo? Nós explicamos tudo para você!  Resumindo, não se preocupe, você pode ter um limoeiro em casa, obviamente aconselhamos que você compre um limoeiro orgânico. Vamos ver juntos os 7 segredos para ter um magnífico limoeiro no vaso.

Publicidade

1) Como plantar

  • Sim, você entendeu corretamente, plante-os. Não é necessário ir comprar uma planta que já brotou, basta plantar a semente de um limoeiro fresco. Você precisará de um vaso profundo , de pelo menos 30 cm, e solo rico em nutrientes.
  • Encha o vaso com terra e coloque a semente a 8-10 cm de profundidade e depois regue. Após cerca de 4-6 semanas  começará a brotar, deixe crescer pelo menos 15-20 cm e depois replante. A melhor época para fazer isso é no início da primavera, pois não deve haver mais geadas, mas isso depende de onde você mora.

2) Como enfrentar o inverno

  • Como muitas plantas, o limoeiro não gosta de temperaturas muito rígidas, portanto, uma regra fundamental será trazê-lo para dentro desde os primeiros dias muito frios. Mas evite ambientes muito secos da casa porque o limoeiro precisa de umidade. Se você quer fazer as coisas da maneira certa, no mercado existem telas para proteger a planta durante o inverno. O importante é que não fique em temperaturas abaixo de 12 C°.

3) Fertilização

  • Como todas as frutas cítricas, o limoeiro precisa de solo rico em sais minerais , como nitrogênio, fósforo e potássio. O mais importante é principalmente na primavera, quando a planta está se preparando para produzir frutos, mas é melhor dosá-los bem ao longo do ano. Os outros elementos de origem mineral que precisa são ferro, zinco, cobre, magnésio e molibdênio. Como todas as plantas, um elemento fundamental será a presença de outros elementos de origem vegetal e animal e desta forma poderá adicionar o seu composto, mas sem ultrapassar os 10%.

4) Replantação

  • Como todas as plantas, os limoeiros crescem. Será necessário substituir o vaso para deixar espaço para as raízes crescerem. A melhor época para fazer isso é no final da primavera ou início do verão. Quando a planta é jovem, deve ser feita a cada dois ou três anos, e quando adulta, a cada quatro anos. O replantio final será quando você tiver um vaso com diâmetro de 70/80 cm. Um conselho importante é evitar potes de plástico , prefira os de pedra ou terracota.

Publicidade

5) Tamanho

  • A poda deve ter como objetivos a segurança, a estética e a saúde. Deve respeitar a forma natural, sem ser muito invasivo, caso contrário a planta sofrerá e poderá até morrer. O período ideal é no final do inverno ou no início da primavera, ou seja, no final de fevereiro ou março. Corte cada novo broto pela metade, tomando cuidado para cortar logo acima de uma folha. Remova a madeira morta à medida que avança e ventile o interior do limoeiro, se necessário, para devolver a luz para que possa circular bem por toda a planta.

6) Rega

  • O limoeiro é uma planta que precisa ser regada regularmente , sem excesso e sem ter períodos de seca. Evite a estagnação da água, você deve verificar se a terra permanece sempre um pouco úmida. No final da primavera, quando você verá as primeiras flores, terá que intensificar a rega , até o amadurecimento dos frutos no final do verão. Lembre-se que as folhas amarelas indicam que a planta está com falta de água.

7) Parasitas

  • Como todas as plantas, o limoeiro pode ser afetado por parasitas, que comprometem sua saúde. Uma dessas pragas, que merece atenção, é um fungo , que ataca diretamente a planta e faz com que os galhos e as folhas sequem. Para eliminá-lo, você terá que cortar os galhos infectados . Há outro fungo que atinge a casca e produz formações borrachosas escuras, e que descem até as raízes fazendo com que elas apodreçam; neste caso, o remédio será a eliminação dos pedaços de casca doentes e a aplicação de sais de cobre nas feridas. Para eliminar as chamadas cochonilhas, você precisará cortar a pátina branca das folhas e colocar álcool com uma bola de algodão. Agora você tem tudo o que precisa para comer limões orgânicos no centro da cidade!
Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Na correria do dia-a-dia, pode ser um grande desafio manter a casa organizada e conseguir desempenhar todas as tarefas domésticas. Além disso, pequenos acidentes são comuns mas nem sempre conseguimos decifrar as soluções rapidamente.
Riscou sem querer o sofá com a caneta? Colocou a camiseta sem o desodorante secar e ficou com manchas? Foi pintar o cabelo e acabou sujando a roupa de tinta? Tentou fazer uma gelatina para a sobremesa mas ela ficou toda despedaçada na hora de desenformar? Essas coisas acontecem mais do que gostaríamos, mas não são motivos para estragar o dia de ninguém: as soluções podem ser muito mais simples do que você imagina!
Para driblar as situações mais diversas do cotidiano, é muito útil saber alguns truques. Afinal, deixando as atividades mais práticas na cozinha, na organização ou na limpeza – sobra muito mais tempo livre para aproveitar de outras formas.

Gostou dessa Dica ou Truque? Todos os dias enviamos dicas para facilitar sua vida, não deixe de acompanhar nossa página no Facebook e em nosso grupo do Whatsapp, então participe para continuar recebendo as receitinhas totalmente grátis. Você vai aprender a Limpar Vidro, Banheiro, Eletrodomésticos, Móveis, Dicas de Cuidados, Truques para remover manchas e encardidos e muito mais. Aproveite, comente e compartilhe essa receita com seus amigos e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade