Pular para o conteúdo
Publicidade

Como Cozinhar Feijão na Panela de Pressão

Publicidade

Muita gente tem dúvida de como cozinhar feijão na panela de pressão. Existem várias formas de cozinhar feijão, por exemplo, o feijão de 6 minutos e o feijão na panela de arroz, mas a mais simples e tradicional é o feijão cozido na panela de pressão.

Publicidade

Ao contrário do que parece, cozinhar o feijão na panela de pressão é muito fácil, rápido e ainda economiza gás, pois são necessários apenas 10 minutos para que os grãos estejam macios.

Publicidade

Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.

Publicidade

Para aprender como cozinhar feijão na panela de pressão, é necessário, primeiramente, compreender que teremos 3 passos pela frente: o primeiro é deixar o feijão de molho (ensinamos duas formas de você fazer isso).

O segundo passo é o cozimento do feijão propriamente dito e o terceiro – e último – passo é temperar o feijão.

Confira o passo a passo de como cozinhar feijão na panela de pressão e tenha um feijão delicioso e sempre fresquinho na mesa da sua família!

Autor: Caroline Donatelli
Tipo: Cozidos
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de fogo: 30 minutos
Tempo total: 35 minutos (+ o tempo do molho)
Rendimento: 8 porções
Calorias: 155 kcal

Ingredientes

  • 2 xícaras de feijão
  • 6 xícaras de água
  • 2 folhas de louro
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola média picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • sal e pimenta do reino (a gosto)

Como Cozinhar Feijão na Panela de Pressão – Primeiro Passo: Molho

  1. O primeiro passo é lavar o feijão em água corrente.
  2. Em seguida, é importante deixa-lo de molho apara eliminar as substâncias que provocam gases e indigestão e também diminuir o seu tempo de cozimento.
  3. Existem duas formas de colocar o feijão de molho. A primeira – e mais tradicional – é colocar o feijão em uma tigela, cobrir com água e deixar de molho por 6 a 12 horas, trocando a água do molho (remolho) na metade do tempo.
  4. O importante aqui é não ultrapassar as 12 horas de molho, porque, após esse tempo, o feijão começa a desmanchar e fermentar e não poderá mais ser usado.
  5. A segunda forma de colocar o feijão de molho é perfeita para quem tem pouco tempo, pois basta você colocar o feijão em uma panela, cobrir com água e levar ao fogo alto.
  6. Quando a água começar a ferver, é só desligar a panela, colocar a tampa e aguardar 1 hora. Depois desse tempo, o feijão estará pronto para o cozimento.

Como Cozinhar Feijão na Panela de Pressão – Segundo Passo: Cozimento

  1. Primeiramente, escorra o feijão e despreze a água do molho, pois iremos utilizar água fresquinha para o cozimento.
  2. Coloque o feijão escorrido na panela de pressão e acrescente o triplo de água. Como estamos fazendo 2 xícaras de feijão, vamos utilizar 6 xícaras de água.
  3. Para temperar o feijão, vamos utilizar 2 folhas de louro. O restante dos temperos é colocado após o cozimento, para eles não mudarem a consistência do feijão.
  4. Colocado o feijão e a água, basta fechar a panela e liga-la no fogo alto.
  5. Quando a panela começar a chiar, abaixe para o fogo mínimo e deixe cozinhar por 10 minutos.
  6. Depois desse tempo, você vai desligar a panela de pressão e esperar a pressão sair naturalmente da panela ou pode colocar a panela embaixo da torneira, tomando cuidado para molhar só a tampa e não a válvula. Esse processo de resfriar a panela de pressão, faz com que o ar saia mais rapidamente.
  7. Não eleve a válvula da panela para o ar sair, pois esse processo diminui a vida útil da panela de pressão.

Como Cozinhar Feijão na Panela de Pressão – Terceiro Passo: Tempero

  1. Em uma frigideira, aqueça o óleo.
  2.  Junte a cebola picada e refogue até ela murchar.
  3. Adicione o alho e refogue por 1 minuto. Não deixe o alho queimar, porque, quando queimado, ele fica amargo e estraga a sua receita.
  4. Acrescente 2 conchas do feijão cozido com o caldo. Misture e amasse os grãos com a colher.
  5. Junte esse refogado à panela com o restante do feijão e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
  6. Deixe cozinhar, em fogo baixo, sem a tampa, até o caldo engrossar (aproximadamente 10 minutos).
  7. Desligue o fogo e sirva em seguida.

AVALIE ESSA RECEITA!

#wprm-recipe-user-rating-170 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-full svg * { fill: #f5a623; }#wprm-recipe-user-rating-170 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-33 svg * { fill: url(#wprm-recipe-user-rating-170-33); }#wprm-recipe-user-rating-170 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-50 svg * { fill: url(#wprm-recipe-user-rating-170-50); }#wprm-recipe-user-rating-170 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-66 svg * { fill: url(#wprm-recipe-user-rating-170-66); }linearGradient#wprm-recipe-user-rating-170-33 stop { stop-color: #f5a623; }linearGradient#wprm-recipe-user-rating-170-50 stop { stop-color: #f5a623; }linearGradient#wprm-recipe-user-rating-170-66 stop { stop-color: #f5a623; }

Publicidade

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Publicidade

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Publicidade

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade