A carne louca é uma receita clássica que sempre agrada todo mundo. Uma carne molinha, bem desfiada, que acompanha um molho suculento, servida em deliciosos lanchinhos no pão francês. Faça essa carne louca deliciosa e receba os aplausos por esta receita incrível!
Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.
Como fazer carne louca
Para o preparo desta receita de carne louca, vamos precisar dos seguintes ingredientes: 1 peça de lagarto, azeite de oliva, tomate pelados, tomates maduros, temperos (folhas de louro cominho e coentro moídos), tomilho fresco, cebola, alho, pimentão amarelo e vermelho, sal, pimenta-do-reino, água e vinagre de vinho tinto. No preparo, você tempera a carne, refoga com os temperos, dourando bem, junta os tomates, a água e cozinha na pressão por 1 hora e meia. Depois disso a carne louca é desfiada, volta para a panela onde está o molho de tomate e recebe mais um refogado que você prepara com azeite, cebola e pimentões. O vinagre também é primordial nesta receita e entra neste momento. Feito isso, a panela volta ao fogo desta vez sem pressão, e o resultado é uma carne louca deliciosa. Abra um pãozinho francês fresquinho e crocante e, no meio coloque uma porção generosa dessa carne louca. Deu vontade? Faça hoje mesmo!
Ingredientes da receita de carne louca
- 5 colheres (sopa) cheias de azeite
- 1 folha de louro ou 1 colher (café) de louro em pó
- 3 dentes de alho amassados
- ½ colher de sopa de cominho em pó
- 1 colher (chá) de coentro moído
- 1 colher (sopa) de tomilho fresco picado
- 1 peça de lagarto (aproximadamente 1,8 kg)
- 1 lata de tomate pelado picado ou 1 embalagem de molho de tomate pronto
- 4 tomates maduros grandes picados (tire a pele e as sementes)
- 1 pimentão amarelo fatiado
- 1 pimentão vermelho fatiado
- 2 cebolas fatiadas
- 4 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 4 xícaras (chá) de água
- sal e pimenta-do-reino (a gosto)
Modo de preparo
- Tempere o lagarto com o louro, o alho, o cominho, o coentro, o tomilho, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe marinando no tempero por 15 minutos.
- Pegue uma panela de pressão, coloque 3 colheres de sopa de azeite, junte a carne e refogue até que fique bem douradinha de todos os lados.
- Adicione a água, o tomate pelado ou o molho de tomate e os tomates frescos e tampe a panela.
- Deixe cozinhar por 1 hora e 30 minutos, em fogo baixo (após pegar pressão).
- Retire a pressão manualmente, transfira a carne para uma tábua e desfie com a ajuda de dois garfos.
- Volte a carne à panela onde está o molho. Reserve.
- Em uma frigideira, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e refogue a cebola e o pimentão até que fiquem macios.
- Acrescente o vinagre e refogue por mais 1 minuto.
- Junte o refogado na panela da carne e deixe cozinhar por mais 15 minutos, sem tampar a panela, em fogo baixo.
- Corrija o sal, se necessário e sirva em lanchinhos com pão francês.
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Uma forma diferente de preparar carne: um segredo e a carne vai derreter na boca como manteiga!
- Um chef coreano me ensinou esse truque da carne de porco, fica delicioso
- Costelinha de porco na airfryer: muito saudável e o melhor de tudo, prática e sem sujar muita louça
- Carne à Grega simples e maravilhosa para fazer
- Barriga de Porco Assada ao Barbecue: Os fãs de churrasco vão amar
- Rocambole de carne moída bem recheado e muito suculento
- Costela assada de uma forma fácil que chega a desmanchar e soltar do osso
- Lagarto ao molho madeira uma receita de buffet para você aprender a fazer na sua casa
- Bife à parmegiana de um jeito que você nunca fez com certeza sua família vai adorar
- Costelinha com mandioca uma porção de lanchonete deliciosa feita na sua casa