O que você acha de aprender a preparar um delicioso bolinho caipira de mandioca, que vai deixar todo mundo com vontade de repetir? Essa gostosura de bolinho que tem um preparo simples e prático e acompanha muito bem um café, é ideal para servir como petisco e na ocasião que desejar! Confira a receita do Canal Tata Pereira, faça o divino bolinho caipira de mandioca e receba os elogios!
Como fazer bolinho caipira de mandioca
Para o bolinho caipira de mandioca, colocaremos uma panela no fogo e juntaremos a manteiga, derretendo-a. Juntaremos a cebola, o alho, o cheiro-verde, o sal, o orégano, a pimenta-do-reino, refogaremos um pouco e incluiremos a água quente. Quando ferver, acrescentaremos a farinha de trigo e misturaremos bem, para a farinha ficar cozida. Adicionaremos a mandioca cozida e amassada e mexeremos com vigor em fogo mínimo. Apagaremos o fogo e transferiremos para uma bancada, vamos amassar com as mãos, até formar uma massa lisinha e uniforme. Finalizaremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie seu magnífico bolinho caipira de mandioca!
Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.
Ingredientes da receita de bolinho caipira de mandioca
- 2 colheres (chá) de sal
- ½ cebola ralada
- farinha de rosca o quanto baste (para empanar)
- ½ xícara (chá) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
- ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
- 3 dentes de alho amassados
- 1 xícara (chá) de leite integral misturado com 1 xícara (chá) de água (para empanar)
- 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
- 250ml de água quente pimenta-do-reino (a gosto)
- 1kg de mandioca cozida e amassada
- 150g de muçarela em cubinhos (para o recheio)
- orégano (a gosto)
- óleo o quanto baste (para a fritura)
Obs.: A medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
- Leve uma panela ao fogo e adicione a manteiga ou margarina em temperatura ambiente, deixando derreter.
- Acrescente a cebola, o alho, o cheiro-verde, o sal, o orégano, a pimenta-do-reino, deixe refogar um pouco e depois entre com 250ml de água quente.
- Assim que ferver, ponha a farinha de trigo e mexa bem com uma espátula ou colher de pau, cozinhando a farinha.
- Coloque a mandioca cozida e amassada e misture vigorosamente em fogo baixo.
- Desligue o fogo e passe para uma bancada, amassando com as mãos, até obter uma massa lisa e homogênea, formando uma bola com ela.
- Retire uma porção da massa, faça uma bolinha na mão e abra como se fosse uma conchinha, adicionando um cubinho de muçarela ou o recheio de sua preferência.
- Feche a massa e enrole na mão, obtendo uma bolinha recheada. Repita esse processo até modelar todas as bolinhas, dispondo-as num prato ou forma.
- Para empanar, tenha a disposição, uma tigela com uma mistura de leite e água e outra tigela com farinha de rosca.
- Passe todas as bolinhas na mistura de leite com água e em seguida na farinha de rosca, reservando.
- Aqueça uma panela com óleo, adicione alguns bolinhos já empanados e frite em fogo alto, para não estourarem. Eles não podem ser fritos em fogo baixo ou médio, pois começarão a estourar.
- Retire e escorra em papel-toalha. Faça isso com todos os bolinhos.
- Se não for fritar todos os bolinhos, coloque-os numa vasilha com tampa e deixe no congelador. Quando for fritar, retire um pouco antes e frite-os normalmente.
- Sirva e deguste seu apetitoso bolinho caipira de mandioca!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- A sobremesa mais deliciosa e fácil! Torta de maçã em 5 minutos, com 3 maçãs e 2 ovos
- Faço esses biscoitos quase todo santo dia e não enjoo de comer
- Descubra os benefícios do chá de folha de figo e aprenda a prepará-lo!
- Receita de sobremesa caseira com apenas 3 ingredientes: experimente hoje!
- Peru de natal na cerveja, receita especial da ana maria braga
- Você tem 3 batatas e 3 ovos? Então, prepare uma receita rápida e deliciosa!
- Pão de 1kg: Ensinei todos os meus amigos a fazer o pão mais rápido e fácil!
- Polvilhe 1 colher de chá! Faz as plantas crescerem de forma saudável e florescerem loucamente
- Sempre joguei fora a tampa do óleo! Um colega me explicou para que ela realmente servia!
- Lamento só ter aprendido esse segredo aos 50 anos! Eu morreria sem saber