Pular para o conteúdo
Publicidade

Esfirra de carne fofinha e deliciosa feita com ingredientes simples que você tem em casa

Publicidade

Que tal aprender a preparar uma esfirra com recheio de carne sensacional, que traz uma massa macia e um recheio super saboroso e bem temperado? Essa receita clássica vai agradar a sua família, mas você também pode fazer para a venda, com a certeza de sucesso! Não perca tempo, confira a receita do Canal Receitas da Cris e faça a maravilhosa esfirra de carne, que será muito elogiada!

Publicidade

Como fazer esfirra de carne

Para a esfirra de carne, vamos refogar a carne com o alho, fritando até ficar cozida e soltinha. Juntaremos o caldo de carne, a pimenta-do-reino o tomate, o sal e a cebola, refogando e mexendo, até ficar um recheio sequinho e saboroso. Vamos apagar o fogo e reservar para esfriar. Vamos fazer a massa., levando ao fogo num caneco para amornar: o óleo, o leite e a água., passando depois para uma bacia e juntando: o açúcar e o fermento biológico seco. Iremos mexer e depois colocar o sal e aos poucos a farinha. Iremos então seguir corretamente o passo a passo da receita, levar para assar por cerca de 30 minutos, esperar amornar, servir e degustar sua incrível esfirra de carne! 

Publicidade

Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você vai colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque vai ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.

Publicidade

Ingredientes da receita de esfirra de carne

Do recheio de carne moída 

  • 500g de carne moída (pedir para moer duas vezes)
  • 1 tomate picadinho 
  • meia cebola picadinha 
  • sal (a gosto)
  • pimenta-do-reino (a gosto) 
  • 2 colheres (sopa) de óleo 
  • 2 dentes de alho picadinhos 
  • meio tablete de caldo de carne 

Da massa

  • 1kg de farinha de trigo sem fermento (aproximadamente) 
  • 250 ml de água 
  • 250 ml de leite 
  • 125 ml de óleo 
  • 2 pacotinhos de fermento biológico seco (10g cada pacote, totalizando 20g) 
  • 2 colheres (sopa) de açúcar 
  • 1 colherzinha (chá) de sal
  • 1 gema de ovo, misturada com um fio de óleo (para pincelar)
Publicidade

Modo de preparo

  1. Numa panela coloque o óleo, leve ao fogo para aquecer e junte o alho, dourando levemente.
  2. Acrescente a carne moída e vá fritando, apertando com uma colher de pau para ficar bem soltinha e secar toda a água.
  3. Depois disso, adicione o caldo de carne, a pimenta-do-reino, o sal, o tomate e a cebola. Refogue bem, mexendo com uma colher de pau, até ficar um recheio bem sequinho e gostoso. Deixe reservado para esfriar.
  4. Para o preparo da massa, coloque num caneco e leve ao fogo par aquecer até ficar morno: o óleo, o leite e a água. Não deixe esquentar muito, apenas amornar.
  5. Transfira essa mistura para uma bacia e junte o açúcar e o fermento biológico seco. Mexa e adicione o sal.
  6. Aos poucos, vá colocando a farinha de trigo, e misturando com uma colher. Depois, vá amassando com as mãos.
  7. Transfira par uma bancada levemente enfarinhada e sove a massa, salpicando farinha de trigo até dar o ponto, em que ela precisa estar desgrudando totalmente das mãos. Cuidado para não colocar farinha de trigo em excesso, senão sua massa ficará dura.
  8. Faca uma bolinha, volte para a bacia, cubra com um guardanapo limpo e um plástico, para acelerar o crescimento. Deixe em repouso por 20 minutos.
  9. Depois disso, volte a massa para a bancada, divida a massa ao meio e mais uma vez ao meio e novamente, até chegar num tamanho ideal par sua esfirra. Faça desta forma par que todas tenham praticamente o mesmo tamanho, ou se tiver uma balança em casa, poderá pesar porções da massa, para obter tamanhos iguais.
  10. Abra cada porção em círculos com um rolo, ou com uma garrafa, ou mesmo com a mão.
  11. Adicione o recheio, ajeite com a mão, e para fechar a esfirra, una as duas extremidades do círculo, vá apertando com as mãos, dando o formato de triangulo, característico desse salgado. Não deixe nenhuma abertura, feche bem.
  12. Vá colocando o recheio em vários círculos e depois passe fechando cada uma delas.
  13. Disponha as esfirras com a emenda para baixo em uma assadeira untada com óleo.
  14. Pincele as esfirras com uma gema misturada com um fio de óleo. Se desejar, salpique orégano por cima.
  15. Se o seu forno for pequeno e não der para assar todas as esfirras de uma vez, leve primeiro ao forno a assadeira que você fez primeiro. Enquanto isso, deixe a próxima coberta com um guardanapo aguardando para ir ao forno. 
  16. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, em forno pré-aquecido a 200°C.
  17. Retire do forno, deixe amornar, sirva e se delicie com sua divina esfirra de carne!

Obs.: Se você for pesar e fazer suas esfirras para a venda, cada uma deve pesar 60g. 

Rendimento: 26 esfirras.

Publicidade

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Publicidade

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Publicidade

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade