Que tal aprender a fazer esta irresistível torta de frango com massa podre, deliciosa e prática? Ela traz uma massa quebradiça, que se desfaz na boca, sendo uma ótima opção para quem quer uma refeição saborosa e rápida, ou para um lanche diferente e gostoso, podendo ser servida quente ou fria. Confira a receita da Família Santana, faça a incrível torta de frango com massa podre e arrase!
Como fazer torta de frango com massa podre
Para a receita de torta de frango com massa podre, prepararemos inicialmente a massa, adicionando em uma bacia: a farinha de trigo, o sal, o fermento em pó, e mexendo ligeiramente com as mãos. Em seguida, acrescentamos os ovos e a margarina, amassando com as mãos e, se for preciso, colocaremos um pouco de água, amassando novamente, até homogenizar. Faremos uma bola com a massa, vamos dispor em um saco plástico limpo e colocar na geladeira, para gelar e firmar. Nesse meio tempo, faremos um delicioso recheio de frango, seguindo o passo a passo, que também seguiremos para finalizar a receita. Sirva e aprecie sua magnífica torta de frango com massa podre!
Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.
Ingredientes da receita de torta de frango com massa podre
Para a massa
- 250g de margarina em temperatura ambiente
- 3 ovos inteiros
- um pouquinho de água gelada (para dar ponto na massa, caso necessário)
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (sem fermento)
- 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó
Para o recheio
- um fio de óleo
- 3 dentes de alho amassados
- 1 cebola pequena picada
- colorau (a gosto)
- ½ pimentão verde picado
- sal (a gosto)
- 100ml de água
- 2 peitos de frango cozidos e desfiados
- tempero baiano (a gosto)
- cheiro-verde (coentro e cebolinha ou salsa e cebolinha)
- 1 sachê de milho-verde em conserva escorrido
- azeitonas verdes sem caroço fatiadas (a gosto)
- 1 pacotinho de creme de cebola (opcional)
- 1 sachê de ervilha em conserva escorrida
- 1 bisnaga de requeijão cremoso
Modo de preparo
Da massa
- Numa bacia, coloque a farinha de trigo, o sal, o fermento em pó, misture levemente com as mãos e depois adicione os ovos e a margarina.
- Vá amassando com as mãos e se, sentir necessidade, coloque 1 colher de água gelada, tornando a amassar, até ficar uniforme.
- Faça uma bola com a massa, coloque-a num saco plástico limpinho e leve-a à geladeira.
- Enquanto isso, prepare o recheio.
- Depois, pegue a metade da massa que ficou gelando e adicione-a no fundo de uma forma redonda (26cm de diâmetro x 10cm de altura), de aro removível sem a necessidade de untar, apertando com as mãos e forrando o fundo e as laterais dessa forma.
- Despeje a metade do recheio de frango reservado, no centro da forma, espalhando bem.
- Por cima do recheio, distribua o requeijão cremoso, espalhando com uma colher.
- Sobre o requeijão, espalhe o restante do recheio de frango.
- Abra o que sobrou da massa com o auxílio de um rolo de macarrão e disponha por cima de tudo, para cobrir a torta.
- Ajeite com as mãos, apertando e vedando toda a borda, retirando as sobras, que você poderá abrir novamente, fazer tiras e usar para decorar, formando um quadriculado.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 30-35 minutos, ou até dourar.
- Retire do forno, espere amornar e coloque em cima de uma vasilhinha comprida, para ajudar a desenformar, retirando o aro.
- Sirva e saboreie sua apetitosa torta de frango com massa podre!
Do recheio
- Numa panela aquecida, acrescente um fio generoso de óleo, junte o alho amassado, a cebola picada, mexa com uma colher de pau e refogue.
- Junte o colorau, o pimentão verde, mexa novamente e tempere com sal a gosto.
- Agregue a água, mexa e eleve o fogo, deixando ferver.
- Entre com o frango, o cheiro-verde, o milho-verde, as azeitonas, o creme de cebola (opcional), a ervilha, mexa tudo muito bem, tampe a panela e deixe dar uma leve refogada em fogo baixo.
- Desligue o fogo, prove e acerte o sal, se necessário e reserve.
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.