Muito usado em saladas, o tomate-cereja é considerado de fácil cultivo e um coringa na culinária. Qualquer salada fica mais bonita e saborosa quando contém tomate-cereja. Porém, a hortaliça tem pesado no bolso do consumidor, sendo assim, que tal plantar o tomatinho na sua casa?
Conforme o agrônomo João Miguel Ruas, professor da Unopar, o tomate-cereja é uma planta de fácil cultivo, podendo, inclusive, ser plantada em vasos. “As plantas de tomates podem ser conduzidas em locais abertos ou ambientes protegidos. É uma cultura de fácil cultivo, desde que se tome alguns cuidados”, alerta.
Segundo o professor, além do tamanho, o tomate-cereja se diferencia dos maiores por ser mais adocicado e menos ácido. No mais, ele é uma boa fonte de licopeno, vitaminas A e B, minerais, potássio, fósforo e cálcio. “É um alimento com uma característica nutricional importante para a nossa alimentação”, acrescenta o professor.
Como plantar?
- O paisagista Adriano Marcelino da Silva, à frente do escritório que leva o seu nome, diz ser fácil obter sementes secas ou mudas da hortaliça. “É possível obter sementes secas em mercados e as mudas podem ser adquiridas em feiras convencionais, viveiros e lojas de artigos para jardinagem”, indica.
- Adriano fala ainda que o pequeno tomate pode ser plantado em qualquer tipo de vaso, desde que ele permita a drenagem da água. “O vaso pode ser desde uma garrafa pet de 2 litros até os mais convencionais. O segredo da plantação de um tomate-cereja não é o tamanho do vaso, mas o tipo dele: tem que ter pequenas perfurações para drenar a água usada ao regar, pois, caso não tenha, poderá desenvolver fungos e matar a plantação.”, explica.
- Vale ressaltar ainda que, caso o vaso já tenha sido usado, é importante que não haja resquícios de substratos e restos culturais da planta anterior. No mais, o professor João Miguel aconselha preparar o local que será introduzido a semente, adicionando o substrato recomendado para produção de mudas.
- “Após inserir a semente no substrato, regue e deixe-a em um local protegido do frio e que receba com facilidade a incidência solar de quatro a seis horas por dia”, aconselha João Miguel.
Cuidados rotineiros
Os cuidados com a planta do tomate-cereja são básicos. Segundo os especialistas, a hortaliça precisa ser regada de três a quatro vezes por semana e de uma incidência de sol de quatro a seis horas por dia.
No que diz respeito ao adubo, João Miguel destaca a “adubação equilibrada com macro e micro nutrientes, destacando a grande demanda da cultura por nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e boro.” Adriano lembra ser importante regar apenas a terra e não os frutos, pois isso diminui as chances de aparecerem fungos. Além disso, o paisagista aconselha colocar algum tipo de estaca no vaso para que a planta cresça de forma vertical e uniforme.
Colhendo os frutos
A planta de tomate-cereja, geralmente, começa a dar frutos com cerca de 80 dias. Na hora da colheita, a dica é retirar os frutos delicadamente, evitando girar ou torcer os ramos, para não danificar a planta. “Tem que esperar ficar vermelho e o ideal é sempre optar pelo uso de um instrumento (tesoura) para cortar o caule dos tomates”, finaliza Adriano.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Enraizador com casca de banana, rápido e prático
- O SEGREDO para ter Pimentão, Tomate e Pepino sempre fresquinho em casa
- Chá que ajuda relaxar e dormir melhor você acordando disposto com a energia revigorada
- Carne dura que não fica mole? Segredos para a carne assada ficar bem macia
- Enraize qualquer galho com este hormônio enraizador! Apenas 2 ingredientes e 100% natural
- Eu juro que não sabia! Perdi muito tempo lavando o chão antes de saber disso!
- Não sabia que funcionava assim: aplique Bombril nos cantos e livre-se de ratos, baratas e formigas
- Transforme qualquer galho em muda usando só 1 ingrediente
- Adubo Caseiro para Jabuticabeira dar Frutos o ano inteiro
- Dicas de jardineiro para cultivar e manter a planta berço-de-moisés em boas condições
Na correria do dia-a-dia, pode ser um grande desafio manter a casa organizada e conseguir desempenhar todas as tarefas domésticas. Além disso, pequenos acidentes são comuns mas nem sempre conseguimos decifrar as soluções rapidamente.
Riscou sem querer o sofá com a caneta? Colocou a camiseta sem o desodorante secar e ficou com manchas? Foi pintar o cabelo e acabou sujando a roupa de tinta? Tentou fazer uma gelatina para a sobremesa mas ela ficou toda despedaçada na hora de desenformar? Essas coisas acontecem mais do que gostaríamos, mas não são motivos para estragar o dia de ninguém: as soluções podem ser muito mais simples do que você imagina!
Para driblar as situações mais diversas do cotidiano, é muito útil saber alguns truques. Afinal, deixando as atividades mais práticas na cozinha, na organização ou na limpeza – sobra muito mais tempo livre para aproveitar de outras formas.
Gostou dessa Dica ou Truque? Todos os dias enviamos dicas para facilitar sua vida, não deixe de acompanhar nossa página no Facebook e em nosso grupo do Whatsapp, então participe para continuar recebendo as receitinhas totalmente grátis. Você vai aprender a Limpar Vidro, Banheiro, Eletrodomésticos, Móveis, Dicas de Cuidados, Truques para remover manchas e encardidos e muito mais. Aproveite, comente e compartilhe essa receita com seus amigos e familiares.