A cuca recheada é uma deliciosa sobremesa de origem alemã que conquistou o coração e o paladar de muitas pessoas. A união de uma massa saborosa, o recheio cremoso e a farofa crocante por cima, resulta na cuca recheada mais incrível do mundo. Só faz porque é surreal!
Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!
Como fazer cuca recheada
Para fazer cuca recheada iremos precisar de leite, água, suco de laranja, nata, banha, açúcar, farinha de trigo, ovos, noz moscada, melhorador, sal, fermento biológico. Vamos misturar numa vasilha grande todos os ingredientes da massa da cuca recheada, exceto a farinha de trigo que será adicionada aos poucos, até obter uma massa lisa, homogênea e bem pegajosa. Para a farofa da cuca recheada iremos utilizar margarina, farinha de trigo e açúcar. Teremos que seguir a sequência do passo a passo da modelagem, montagem e recheio da cuca recheada na forma para que o resultado seja perfeito. Vamos levar a cuca recheada para assar por aproximadamente 30-35 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus. Iremos retirar do forno, e saborear essa suculenta cuca recheada!
Ingredientes da receita de cuca recheada
Para a massa
- ½ litro de leite
- 650 ml de água
- 100 ml de suco de laranja
- 100 gramas de nata
- 100 gramas de banha
- 250 gramas de açúcar
- 2 kg de farinha de trigo
- 8 ovos
- 10 gramas de noz moscada ralada
- 40 gramas de melhorador
- 40 gramas de sal
- 35 gramas de fermento biológico seco
Para a farofa
- 50 gramas de margarina
- 200 gramas de açúcar
- 200 gramas de farinha de trigo
Obs.: é fundamental medir os ingredientes em gramas para um resultado perfeito da receita.
Para montagem
- Forma de alumínio para bolo inglês 650 ml – código D10 o quanto baste
Para o recheio
- Recheios forneáveis (doce de leite, chocolate, avelã)
Modo de preparo
Da massa
- Coloque numa tigela grande, a água, o suco de laranja, o leite, os ovos, a banha de porco derretida, a nata, o açúcar, o sal, o melhorador, a noz moscada e o fermento biológico seco.
- Misture tudo muito bem para homogeneizar. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, misture bem com uma colher de pau até obter uma massa lisa, homogênea e pegajosa.
Da farofa
- Num recipiente coloque a margarina, o açúcar e a farinha de trigo e misture bem. Reserve.
Montagem
- Coloque a massa num saco de confeitar e corte a ponta. Forre o fundo da forma com a massa, coloque o recheio, coloque massa por cima do recheio e cubra com a farofa.
- Faça isso com o restante da massa, disponha as formas numa assadeira e deixe crescer por 10-15 minutos.
- Após esse tempo asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30-35 minutos. Retire do forno, deixe amornar para servir ou comercializar (faça e venda)
- Rendimento: 12 cucas – validade 6 dias.
- E a cuca recheada mais gostosa do mundo ficou pronta!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.