Pular para o conteúdo
Publicidade

Pão de mandioquinha bem fofinho e macio uma delícia para o café da manhã ou lanche da tarde

Publicidade

Pensa num pão de mandioquinha super macio, extremamente macio, com uma textura que desmancha na boca! Perfeito para servir num café da manhã ou chá da tarde. Basta conferir o passo a passo dessa versão e você poderá fazer o mais delicioso pão de mandioquinha da vida!

Publicidade

Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você vai colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque vai ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.

Publicidade

Como fazer pão de mandioquinha 

Para fazer pão de mandioquinha vamos precisar de água bem gelada, mandioquinha cozida “no vapor” e espremida, farinha de trigo, açúcar, margarina, ovos, fermento biológico fresco, leite em pó e sal. Vamos primeiramente misturar os ingredientes secos do pão de mandioquinha, e em seguida acrescentar o restante e em seguida sovar muito bem por cerca de 10 minutos até atingir uma massa lisa, úmida e homogênea. Teremos que seguir corretamente o passo a passo da modelagem do pão de mandioquinha, respeitar o tempo de fermentação, para que o resultado da receita seja perfeito. Depois disso, iremos assar o pão de mandioquinha em forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos. Vamos retirar do forno, e saborear essa delícia de pão de mandioquinha dos deuses!

Publicidade

Ingredientes da receita de pão de mandioquinha 

  • 300 ml de água bem gelada
  • ½ kg de mandioquinha cozida no vapor e espremida
  • 1 Kg de farinha de trigo
  • ½ xícara(chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de margarina 
  • 2 ovos 
  • 60 gramas de fermento biológico fresco
  • 6 colheres(sopa) de leite em pó
  • 1 colher(sopa) de sal 
  • 1 ovo inteiro batido para pincelar
Publicidade

Modo de preparo

  1. Dica: é importantíssimo cozinhar a mandioquinha no vapor, não cozinhe em água, pois vai acumular mais liquido e a receita vai dar errado.
  2. Uma tigela coloque a farinha de trigo, o leite em pó, o açúcar e o sal. Misture bem para homogeneizar. 
  3. Transfira essa mistura de secos sobre uma bancada, e faça uma cova central. Dissolva o fermento biológico fresco em ½ xícara de água fria, e adicione na cova dos secos.
  4. Em seguida acrescente os ovos, a mandioquinha espremida e a margarina. Misture tudo muito bem, adicionando a água gelada, aos poucos, e sovando bem a cada adição.
  5. Muito cuidado ao adicionar água demais, porque a mandioquinha já contem água, se você colocar água demais a massa vai pedir mais farinha, dai a receita vai desandar.
  6. Sove bem a massa por cerca de 10 minutos, dosado bem a água, até obter uma massa lisa, homogênea, úmida ao toque, e que não grude muito nas mãos.
  7. Modele uma bola de massa, pincele levemente com óleo, cubra com plástico filme e deixe descansar por 10 minutos. 
  8. Depois desse tempo, divida a massa em porções de 60 gramas  e modele bolinhas numa bancada levemente untada com óleo.
  9. Se preferir fazer o pão em tamanho maior, separe então uma porção de 600 gramas de massa. 
  10. Abra com um rolo, deixando um lado mais largo que o outro e enrole como rocambole iniciando da ponta menor, vedando bem a finalização.
  11. Disponha as bolinhas numa assadeira untada e enfarinhada, deixando um espaço entre elas porque irá crescer, e o pão maior coloque numa forma para pão ( 26 cm x 10 cm) untada e enfarinhada.
  12. Cubra com um pano e deixe fermentar por cerca de 35 minutos. De preferencia dentro do forno desligado. 
  13. Pincele os pães com o ovo inteiro batido, e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos ou até ficar corado, não queimado.  
  14. Retire do forno e se delicie com esse espetáculo de pão de mandioquinha!
Publicidade

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Publicidade

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Publicidade

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade